Thursday 5 April 2018

Auditoria concorrente em forex


Nós somos estudantes da CA.


Luzes do Amanhã.


Como realizar auditoria simultânea de bancos.


Áreas a serem cobertas.


O Banco de Auditoria Concorrente é um tipo de auditoria interna em que a responsabilidade do auditor é rever e corrigir o sistema de controle interno da agência do banco.


No entanto, comparar com outras auditorias internas, auditoria concorrente é um pouco diferente; em assentos de auditores de auditoria simultâneos na filial por um mês inteiro (seja ele próprio ou seu assistente) como qualquer outro funcionário da filial, o banco também distribui um PC separado para eles pelo seu trabalho. No entanto, como outros funcionários, ele não se reporta ao Gerente de Filial desde que ele foi contratado pela HO, portanto, trabalha com o Gerente de Filial.


Os desafios mais importantes para qualquer auditor em auditoria concorrente são assentos em agências de auditoria de livros de agências, identificar erros de funcionários de filial, pedir-lhes para corrigir, mesmo que não estejam diretamente sujeitos a fazê-lo e com tudo isso manter uma boa relação com os funcionários do banco .


Devemos notar que este é um trabalho muito rotineiro e, a menos que você esteja altamente interessado no setor bancário e queira aprender e crescer no setor bancário, nesse caso, essa é uma excelente plataforma, pode não ser muito compensadora em mendicância, mas o aprendizado é ilimitado Se você realmente quer aprender, já que tem acesso a todas as áreas de qualquer agência bancária, como qualquer outro auditor interno, não há limitação em seu escopo como uma auditoria concorrente.


Algumas informações importantes sobre a auditoria simultânea do banco.


Participação de sócios seniores - 8 a 10 dias.


Assistente de Auditoria - 20 a 25 dias.


Normalmente varia de 8 a 16 mil por ramo dependendo do tamanho do ramo.


No entanto, você pode obter incentivo extra como recompensas, se identificar alguma fraude no banco e deixar que o escritório da Zonal e a gerência da HO saibam disso.


O auditor também pode obter algum trabalho como outra atribuição para identificar fraudes em outros bancos, etc.


Ponto importante para cheques.


I. Vazamentos de Receita.


Objetivo disso é identificar e revisar a área de vazamentos de receita no dia a dia. A maioria dos auditores limita esta área como verificação de taxas para devoluções de cheques dentro ou fora, encargos de DD, multa e juros por não fazer pagamento de juros no prazo em caso de CC ou OD, não envio de extratos de ações.


No entanto, na maioria dos casos, o auditor não verifica mês a mês os cálculos de juros, pois acredita que, uma vez que o sistema é gerado, ele será verdadeiro, mesmo que durante novos empréstimos & amp; revisão de avanços ele encontrou algumas diferenças em seus cálculos e cálculos de juros gerados pelo sistema. Neste caso, ele aceita que o seu cálculo está errado, no entanto, sugiro que devemos ir em frente e encaminhar esta questão para HO, em 90% dos casos podemos estar errados, mesmo que isso melhore o nosso entendimento sobre o cálculo de juros e nós não cometer tal erro no futuro, mas suponha que nossa observação esteja em 10% dos casos em que estamos certos, quais podem ser os benefícios.


Do ponto de vista do banco.


1) Se os juros estiverem abaixo do calculado.


uma. Banco será capaz de salvar crors de Rs.


2) Se for mais calculado.


uma. O banco poderá poupar sua boa vontade no mercado, que poderá perder se alguns outsiders identificarem esse caso (por este banco pode eliminar a maior parte da auditoria legal, conformidade, etc, antes de surgir, o que pode ocorrer se algum estranho identificar essa saciedade). Neste caso, o banco será mais beneficiado.


Do ponto de vista do auditor.


1) O auditor obterá reconhecimento profissional, o que aumenta a boa vontade de sua empresa e poderá obter um trabalho remunerado mais excelente, seja do mesmo banco de outros.


2) Ele pode obter dinheiro considerável por meio de recompensas.


É conhecer o seu cliente significa procurar por todos os bancos antes de dar qualquer empréstimo ou abrir contas de depósito. Algum documento importante a ser verificado é.


1) prova de identificação de foto.


2) Prova de endereço.


3) Garante ter conta no banco.


4) Prova de renda principalmente em adiantamentos.


5) Uma fotografia atestada presa do cliente em um formulário de abertura de conta.


III Gerenciamento de caixa


Inclui pelo menos uma vez em um mês a verificação física do caixa.


Identificar as razões para manter o dinheiro no acesso ao limite de retenção.


IV. Serviço de limpeza.


1) Discrepâncias, se houver alguma observada durante a verificação física (Dinheiro, Moeda Estrangeira, Formulários de Segurança, por exemplo, cheques de cheque em branco, etc.):


2) Contas com RBI / SBI foram reconciliadas.


3) Contas apresentaram saldos devedores.


4) Equilíbrio de livros.


5) Reconciliação de contas de compensação.


6) Dedução de TDS em área de salário / Juros sobre depósitos.


7) Taxa de serviço, se houver.


8) Qualquer outra irregularidade que os Auditores desejem mencionar, incluindo Deficiências Informáticas:


10) Conta total aberta e fechada durante o mês.


V. Operações de câmbio, se houver.


Uma transação cambial pode ser útil no gerenciamento do risco cambial associado à importação ou exportação de bens e serviços denominados em moeda estrangeira, investindo ou tomando emprestado no exterior, repatriando lucros, convertendo dividendos denominados em moeda estrangeira ou estabelecendo outros acordos contratuais em moeda estrangeira.


Na data do contrato, o valor do contrato deve ser trocado com o seu provedor de câmbio na taxa de contrato, independentemente de onde a taxa de câmbio esteja no momento.


Como o seu provedor FX determina sua taxa de contrato?


É a taxa de câmbio acordada na qual o par de moedas será trocado na data de vencimento. Seu fornecedor de moeda determina a taxa de contrato, levando em consideração vários fatores, incluindo:


o par de moedas e o fuso horário com o qual você escolhe negociar.


a data de vencimento definida por você.


taxas de câmbio à vista interbancárias.


o valor do contrato e a capacidade de seus provedores de moeda de negociar pequenos valores no mercado interbancário.


taxas de juros interbancárias dos países do par de moedas.


Área importante para verificar.


1) Non Submission of Stock Statement.


2) Inadequado / Não Seguro de Ações.


3) Contas CC devidas para revisão no final do mês.


4) Gerente de filial Visita ao local do cliente HNW.


5) Casos de Overdrawing em contas CC / OD.


6) Casos de Overdrawing em contas de empréstimo a prazo.


7) Irregularidades / Defeitos na documentação / Não Cumprimento de Termos - isso requer a verificação de todo o início do documento da KYC até a garantia do valor do empréstimo e o pagamento da prestação no prazo.


8) Posição da NPA no mês com base no mês.


9) Lista de NPA Potencial.


Outros, em seguida, KYC, precisamos verificar toda a transação acima de Rs 10 objetivo Lakh é identificar qualquer transação anormal.


Saldo devedor em conta de depósito.


Eu coisa que eu tenho cobertura a maioria da área importante que precisamos olhar durante auditoria simultânea do banco, no entanto, esta lista não é exclusiva, mas é inclusivo como discuti no início deste post que banco de auditoria simultânea é como auditoria interna e como sabemos a auditoria interna é como o oceano que não tem limitação.


Espero que você goste desta informação sobre auditoria concorrente bancária e que irá ajudá-lo na sua tarefa.


Lista de verificação de itens a serem verificados nas áreas de cobertura acima mencionadas.


Para nova conta.


1) Nome do titular da conta.


2) Tipo de a / c poupança / corrente / tempo / avanço.


4) Uma cópia do comprovativo de identidade verificado.


5) Uma cópia da prova de endereço residencial confirmada.


6) Verificação da assinatura do introdutor.


7) Se uma carta de agradecimento é enviada ou não para o introdutor como também para um novo depositante.


8) Assinatura do signatário autorizado obtido.


9) Verifique o Certificado de Incorporação / MOA / AOA, resolução do conselho, cópia do PAN, procuração.


10) Verificação cruzada de nenhum dos formulários de abertura de a / c com a / c aberta no sistema.


11) Certifique-se de que a fotografia do suporte a / c é obtida e fixada ou agrafada no formulário de abertura a / c.


Nome do titular do A / c.


Tipo de conta.


Sinal dos candidatos.


Sign & amp; Carimbo do Oficial Relevante.


Detalhes do introdutor.


Carta de agradecimento.


Digitalização de foto & amp; Assine no mesmo dia.


Preencha a Certificação KYC.


Registros / registros a serem mantidos para todas as transações em dinheiro do valor acima de Rs. 10 lacs ou.


seu equivalente em moeda estrangeira.


Registros para transações em dinheiro a serem mantidos por 10 anos a partir da data de cessação de.


transação entre banco e cliente.


Identificação do cliente através do PAN para transação de Rs.10000 e acima.


Verificação de arquivos de empréstimo:


1) Verifique a taxa de juros com as circulares de taxa.


2) Compare a taxa de juros e calcule a EMI na calculadora.


3) Verifique o título de autorização em relação a Habitação ou qualquer outro empréstimo de propriedade e se é autorizado pelos advogados aprovados do banco.


4) Quando imóveis são mantidos como garantia por meio do depósito de escrituras, verifique o registro de escrituras para ver se a narração é escrita para os limites adicionais e todas as formalidades cumpridas.


5) No caso de empresa, seja selo comum afixado no documento relevante.


6) Verifique a avaliação de ativos como por valuer autorizado.


7) Para recibo de cheque de empréstimo de educação ou sono de pagamento de taxas e confirma isto com a faculdade / instituição.


8) Verifique o outro empréstimo da pessoa e o valor da prestação. Se o valor total da parcela for superior a 60% de seu lucro líquido, então o empréstimo não poderá ser emitido.


9) Confirme a cobertura de seguro adequada para ativo de empréstimo ou ativo hipotecado e sua renovação.


10) Verifique, Todos os documentos foram corretamente executados nas últimas impressões revisadas de.


formatos prescritos e devidamente impressos, sempre que necessário, em termos de Carimbo.


Aja de acordo com o manual de documentação e de acordo com circulares sobre o assunto.


11) Verifique o requisito da carta de reconhecimento da dívida (LAD). Se empréstimo.


acordo existe então não há necessidade de tomar LAD. Se uma vez, então é.


obrigatória a revisão antes de 3 anos.


12) Assegure a manutenção do registro do Seguro.


13) Apresentação do relatório de auditoria fiscal para todos os CC a / c.


14) Submissão de dados do CMA.


15) Verifique o rating de crédito em crisil.


16) Apresentação da declaração mensal de ações para C. C. a / c e declaração de ações.


17) Assegurar a auditoria periódica trimestral de estoque para C. C.


18) Calcule taxa de empréstimo no caso de LABOD, adicionando 1,5% à taxa média de.


19) Verificação física do ativo de empréstimo.


20) Verifique se os limites de crédito são revisados ​​ou não.


21) Verificar se os documentos de segurança são mantidos com o banco vis-à-vis.


estipulação dos documentos sancionatórios.


22) Verifique se os adiantamentos foram classificados de acordo com as diretrizes do RBI.


23) Verifique se as cartas de crédito emitidas pela agência estão dentro da.


poder delegado e garantir que sejam para transações comerciais genuínas.


24) Verifique as garantias bancárias emitidas, se elas foram corretamente.


redigido e registrado no registro do Banco. Se eles foram.


prontamente renovada na data de vencimento.


25) Assegurar o devido acompanhamento das letras de câmbio vencidas.


26) Verifique se a apresentação de reivindicações ao DICGC e ECGC estão em.


27) Registo de encargos com o Registador de Empresas e Resolução.


passado pelas autoridades competentes. (Preenchendo o formulário 8)


28) Retirada dentro do limite / Valor Adiantado (Limite de Potência de Desenho) (D / P)


29) Verifique taxas de processamento, imposto de selo no momento de sancionar novo.


30) Reportar excesso de desenho sobre D. P. (Para CC e O. D temporário)


31) Se Selecione Dados Operacionais e Sistema de Informações Trimestrais (agora.


FRS) Foram recebidas declarações relativas aos grandes mutuários.


prontamente? Se a taxa penal de juros em 1% está sendo cobrada.


32) Verificar se a agência cobra encargos bancários em relação a.


avança sob as normas do consórcio.


33) Verifique as cobranças de fólio.


34) Verificar o interesse Penal por atraso / não apresentação de devoluções, financeiras.


declaração requerida para ser submetida.


35) Verificar o interesse Penal sobre adiantamentos relativos a sanção / limite prescrito.


36) Verifique o interesse Penal em excesso acima do limite.


37) Verificar os juros vencidos em todos os tipos de faturas, empréstimos e créditos de embalagem.


por período vencido.


38) Verifique se a taxa de compromisso para o limite não utilizado é coletada de acordo com as regras.


39) Verifique Comissão de carta de crédito, carta de garantia e encargos para.


custódia segura etc.


40) Verifique as taxas de informação permanente.


41) Verifique as taxas de pagamento de parada. (Para todas as contas)


1) Verificar se a troca de dinheiro entre caixas é feita após a entrada no registro.


2) Assegure o sistema de controle duplo para dinheiro seguro / contagem de pacotes.


3) verificar a rolagem de dinheiro e o livro de fichas com o resumo da caixa e o resumo de caixa.


4) Verificar se a Remessa em Dinheiro em Conta de Trânsito é revertida no mesmo dia por débito para um chefe de conta apropriado designado após o recebimento da confirmação / recebimento em que o dinheiro é remetido para uma filial / Banco.


5) Verificar se a contabilização de transações de câmbio monetário e seus relatórios para o RBI são feitos prontamente.


6) Garantir que o dinheiro é retido conforme o limite de retenção de caixa da agência. Relate se o dinheiro é retido em excesso do limite de retenção de caixa com as respectivas razões.


7) Verifique as despesas incorridas pelo pagamento em dinheiro envolvendo um montante considerável.


8) Verificar se as chaves para o Strong Room, o Cash Safe e o Almirah para Security Printing Books estão sob custódia conjunta dos funcionários autorizados?


9) Verificar se há alguma entrada em aberto na Remessa de Dinheiro em Trânsito por mais de 3 dias.


10) Verificando se a agência remete todo seu excesso de caixa para filial ou.


11) Verificar se a agência remete seu saldo excedente para outros bancos.


regularmente ao centro designado do RBI.


12) Realização de uma verificação física surpresa do dinheiro em mãos, estrangeiro.


moedas correntes e viajantes estrangeiros # 8217; verifica em qualquer dia durante o mês.


13) Verificar se o recebimento e entrega de livros de impressão de segurança são.


devidamente registado em assinaturas conjuntas.


14) Verificar se a verificação física dos livros de impressão de segurança.


e contando com o equilíbrio.


15) Se uma verificação de surpresa do dinheiro fez pelo oficial diferente de um conjunto.


16) Se o ramo está lidando de forma independente com a limpeza, seja a limpeza.


conta é nulo todos os dias, se não, comentários a serem anotados.


17) Se as salvaguardas são observadas para garantir o manuseio e a custódia apropriados.


incluindo instrumentos devolvidos?


18) Se as taxas de serviço / despesas acessórias, conforme prescrito, são cobradas.


os cheques devolvidos na compensação.


19) Se os desenhos são permitidos contra cheques pouco claros.


os cheques são encaminhados através do registro prescrito e são passados ​​pelo.


Controlador, se os desenhos excederem o limite prescrito, se.


estes são informados à Autoridade de Controle. Examine se juros.


foi cobrado e relatar tal omissão para retificação.


20) Verificação de entradas que permanecem pendentes por mais 2 dias e verificação.


para a ação tomada para sua eliminação.


21) Verificar se a conta com a filial principal é reconciliada a cada.


22) Verifique cheques devolvidos / contas de registro de retorno e procurar razões para.


devolução desses instrumentos.


23) Em caso de diferença na compensação, há uma tendência para reservar em um.


conta intermediária em vez de localizar a diferença.


Examine o livro de dia para verificar como tem a diferença na limpeza.


24) Tais casos devem ser reportados ao Controladoria caso o.


25) Verifique se os débitos na conta de receita foram permitidos pelo.


autoridades competentes. Verifique as transações dos membros da equipe.


26) Estude os relatórios de inspeção / auditoria interna e assegure-se de que o ramo dê.


cumprimento adequado.


27) Verificar se a dedução do imposto na fonte (TDS) de juros.


O rendimento em Depósitos a Prazo é feito de acordo com o procedimento estabelecido. Ou forma.


15H / 15G recebido ou não.


28) Verificar se o Formulário No. 60, onde o depositante não possui PAN, é.


mantidos em arquivo e os mesmos são apresentados de acordo com o procedimento estabelecido (para.


29) Verifique se contas contábeis inoperantes e assinaturas de amostras são mantidas.


sob a custódia do Manager / Asst. Manager e acesso a ele é.


controlada. (Para contas de depósito)


30) Se contas inativas ou inativas são transferidas para inoperantes.


razão. Se não, deve ser anotado no registro e eles devem ser.


transferido. (Para contas de depósito)


31) Verifique se todas as transações relativas a ledgers inoperantes são permitidas.


sob a autorização por escrito do Gerente.


32) Verifique as taxas acessórias e as taxas de serviço na conta bancária de poupança.


(incluindo inoperante) com saldo abaixo do limite prescrito.


33) Check Destruction de registros antigos conforme cronograma prescrito.


34) Verifique o aluguel do Locker.


35) 30% de escrutínio das operações relativas ao pagamento da pensão.


36) Se os certificados prescritos & # 8211; Vida, Re-emprego, Re casamento.


etc. obtidos, sempre que necessário, em todas as contas de pensão.


37) Verificação física de Govt. e outros valores mobiliários detidos em nome de.


Departamento de Investimento e cobrança oportuna de juros e seus.


Registros a serem mantidos pelo auditor concorrente:


1) Carta de compromisso, compromisso / comentário da empresa ao Banco.


2) Comunicação ao Auditor anterior (NOC)


3) lista de verificação de auditoria.


4) Informações sobre negócios da filial, dados, oficial nodal, status da filial, se categoria computadorizada / paralela da filial, etc.


5) Desempenho do relatório de receita do relatório anual, mensal e trimestral.


6) Correspondência com o Banco para qualquer assunto.


Arquivo atual / documento de trabalho Arquivo:


1) Programa de Auditoria de Filial.


2) Declaração da sucursal como nos dados do relatório em que base está preparada.


3) Correspondência periódica com o funcionário do departamento em questão.


4) Irregularidades apontadas ao Controlador.


5) Discussão do relatório de auditoria.


6) Particulares de grandes devedores, depositantes etc.


7) Circulares recebidas da sede do banco auditado.


8) Reportando-se ao cabeçalho da agência no formato abaixo.


Inicial / Autorização do Auditor Concorrente.


Inicial do funcionário do banco.


Como irregularidade corrigida.


Data de retificação.


Inicial / Autorização do Auditor Concorrente.


Inicial do funcionário do banco.


Depósito à vista inclui.


1) Saldo de crédito em descobertos & amp; Contas de crédito em dinheiro.


2) Depósitos a pagar.


3) Depósitos vencidos.


4) Contas correntes não operativas.


5) depósitos a prazo e certificados de caixa.


6) Certificados de depósitos, etc.


7) A conta de crédito em dinheiro seria incluída se o saldo mostrasse saldo de crédito. As contas correntes também são pagas sob demanda. Os pendentes esboços de demanda telegráfica e de transferência de correio também devem ser incluídos sob o título de depósito de demanda.


lista de verificação de auditoria concorrente bancária.


ICAI emite aviso aos auditores do banco nacional de Punjab.


A atenção do Institute of Chartered Accountants da Índia ICAI foi atraída para vários relatórios de mídia destacando as irregularidades que ocorreram no Banco Nacional de Punjab PNB Enquanto várias agências de investigação iniciaram as suas investigações sobre o assunto do Diretor Disciplinar.


PNB scam um forte gatilho para cortar as participações do Govt nos bancos: Assocham.


As transações fraudulentas do Punjab National Banks no valor de Rs 11 300 crore devem agir como um forte gatilho para o governo reduzir sua participação para menos de 50 por cento nos bancos que deveriam então ter permissão para trabalhar nas linhas de credores do setor privado com um sentido completo de prestação de contas ao.


O CBI registra um caso por causar suposta perda de Rs 4886 crore ao PNB.


CBI REGISTA UM CASO CONTRA GESTÃO DIRETORA DE UMA EMPRESA PRIVADA BASEADA EM MUMBAI E OUTROS, INCLUINDO DEPOIS OFICIAIS BANCÁRIOS PARA CAUSAR UMA ALEGADA PERDA DE RS 4886 72 CRORE APROXIMA-SE À PNB CONDUCTS PESQUISAS EM 26 LOCAIS O Escritório Central de Investigação registrou um caso em 15 02 2018 U s 120B.


Etapas iniciadas pela ICAI sobre a questão do Banco Nacional de Punjab.


A atenção do Institute of Chartered Accountants da Índia ICAI foi atraída para vários relatórios de mídia destacando a irregularidade ocorrida no Banco Nacional de Punjab PNB, revelando que o Banco detectou uma irregularidade de 1 77 bilhões sobre Rs 11 400 crore onde um joalheiro Nirav Modi supostamente acqu.


Fechamento prematuro de PPF pode ser permitido pelo Governo.


Governo da Índia faz alterações no Small Savings Act Propõe fusão da Government Savings Certificados Act 1959 e Public Provident Fund Act 1968 com o Governo Savings Banks Act 1873 Todas as proteções existentes foram retidos enquanto consolidando o PPF Act sob o governo proposto Sa.


Opiniões de especialistas.


Auditor interno.


1 Pode um secretário da empresa, que está em tempo integral de trabalho agir como o auditor interno da mesma empresa 2 Pode o CFO e Auditor Interno ser a mesma pessoa 3 Pode um diretor executivo não executivo mas não independente e Auditor Interno ser a mesma pessoa.


Formato da garantia bancária.


Posso obter um formato de Garantia Bancária para o valor do imposto perdido por reivindicar a isenção 54EC a ser submito ao ITO por não dedução de TDS na venda de propriedade pelo NRI.


44aa em ay 2017-18 uma empresa de parceria sem auditoria fiscal.


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Sir My co Obteve um novo govt Contrato fez uma performance Garantia bancária de 488000 despesas bancárias extra contra um valor FD 500000 Eu queria saber como fazer todas as entradas em contabilidade contábil sob qual chefe de contabilidade eu criar contas.


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A resolução da Diretoria é necessária para ativar o Internet Banking com o Banco para Parceria de Responsabilidade Limitada LLP.


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Como se preparar para o documento de auditoria final da CA.


Oi o papel do amigo no. 3 de CA Final é auditoria avançada Ética profissional e objetivo deste papel para ganhar o conhecimento especializado de procedimentos e práticas atuais da auditoria e aplicá-los em trabalhos de auditoria e para desenvolver a capacidade de resolver casos relativos aos trabalhos de auditoria Mas nosso primeiro objetiv.


Auditoria sob GST.


Auditoria sob GST Act 2017 Sob GST Auditoria seria feita em duas maneiras Seção 65 auditoria obrigatória pelas autoridades fiscais Seção 66 auditoria especial pelo contador ou contador de custos O que é uma auditoria Conforme Seção 2 13 da CGST Act 2017 auditoria significa o exame de registros e outros documentos maint.


Provisão que requer Auditoria Interna a ser conduzida.


Cláusula 49 do contrato de listagem Esta seção estabelece que o Comitê de Auditoria deve revisar certos pontos em relação à adequação e eficiência da auditoria interna. A administração, especialmente a gerência funcional, bem como o Comitê de Auditoria, precisam de amplo apoio da administração interna.


Como fazer auditoria simultânea de bancos?


A palavra concorrente em si define seu significado, significa simultânea acontecendo no momento. Auditoria concorrente significa fazer o exame das transações financeiras no momento da ocorrência ou em paralelo com a transação.


A maioria dos novos artigos que foram designados para fazer a auditoria concorrente ficam aterrorizados quando precisam ir ao banco, questões como o que é isso. Como fazer isso? Novo e horrível software bancário? Etc. surge. É normal ficar nervoso na primeira vez, mas depois tudo começa a funcionar sem problemas. No meu caso, essas coisas aconteceram mesmo quando eu estava fora da estação sozinha. Então, ao invés de se perder o que fazer, nós apenas podemos aprender as coisas de lá. Se fizermos a auditoria simultânea dos bancos com muita precisão, poderemos aprender muito conhecimento básico sobre bancos, novos softwares bancários, normas RBI e muito mais. Assim, para a ajuda de novos artigos que façam auditoria simultânea, vou escrever este artigo para que eles possam obter lucro intelectual com isso.


Para realizar a auditoria simultânea dos bancos, devemos geralmente esperar seguir as coisas:


Todas as manhãs teremos que verificar o saldo de caixa do Livro de Caixa do Banco no qual todos os detalhes sobre os saldos de caixa são escritos diariamente e o gerente e o caixa fazem a autorização. Uma vez no mês, temos que fazer uma verificação física do dinheiro em caixa com banco e caixa eletrônico (se houver) de forma surpreendente e se qualquer discrepância encontrada deve ser relatada no relatório.


Esta é a parte mais sensível e crucial da auditoria concorrente. KYC significa "Know Your Customer", um termo usado para o processo de identificação do cliente. Envolve fazer esforços razoáveis ​​para determinar a verdadeira identidade do beneficiário da conta, fonte do Fundo, natureza do negócio do cliente, etc., o que, por sua vez, ajuda o banco a administrar seu risco com prudência. As principais coisas que observamos na verificação do KYC são a prova de identidade e a prova de endereço. Devemos ter certeza de que se o AOF (Account Opening Form) está preenchido corretamente ou não. O apresentador que apresentar o novo cliente ao banco deve ter mantido sua conta por pelo menos 6 meses sem ficar com a conta inoperante. Na AOF há claramente mencionado os documentos necessários para abrir a conta no banco. Recentemente, o RBI multou alguns dos bancos nacionalizados e outros grandes bancos pela não adesão das normas KYC e, portanto, como auditor concorrente, devemos garantir a adesão dos clientes ao KYC e quaisquer irregularidades devem ser relatadas no relatório. Devemos também discutir as principais irregularidades com os funcionários das agências e aguardar a solução.


3. Empréstimos e verificação antecipada:


A parte mais sensível dos empréstimos e adiantamentos da operação bancária e seus cumprimentos. Para verificar os empréstimos e adiantamentos recém-sancionados, perguntamos ao Gerente de Empréstimo do Banco para Registro de Documentos e eles nos fornecerão isso. O registro de documentos não é nada apenas um registro mantido pelo banco para seus adiantamentos, no qual geralmente escrevem o nome da parte, detalhes da sanção, documentos enviados por uma das partes ao banco etc. e são verificados pelo gerente de crédito e pelo Gerente da Filial. A seguir estão os pontos cruciais para verificar quaisquer avanços:


- Cumprimento das normas KYC e apropriação adequada da AOF.


- Se o relatório da CIBIL (Agência Central de Informações da Índia) é bom ou não. Pontos mais altos no relatório da CIBIL mostram a maior credibilidade dessa parte.


- Documentos adequados para sancionar o empréstimo são apresentados pela parte ou não como Relatório do Projeto, últimos anos & rsquo; declaração de assuntos e declaração projetada de negócios se o projeto for novo, em seguida, projeção de prova completa e devidamente autorizado por um Revisor Oficial de Contas ou um especialista nos respectivos campos.


- Se o empréstimo for empréstimo pessoal, deve ser mencionado o propósito do empréstimo, para empréstimo de veículo RC, ou seja, é necessário o registro conjunto com o departamento de transporte dentro de um mês a partir da data da compra do veículo.


- Detalhes da segurança primária e colateral hipotecada com banco. Criação de carga com ROC.


- O formulário deve ser assinado por pelo menos um fiador.


- Para a conta CC (Crédito em Dinheiro), a parte deverá enviar a declaração de ações no prazo de 7 dias a partir do final do respectivo mês. E devemos ter que verificar o cálculo do DP (Poder de Desenho).


- Consulte o cadastro de Seguros, a fim de verificar o vencimento do seguro de ações e valores mobiliários hipotecados junto ao banco.


- Podemos verificar o extrato da conta da parte e ver a transação lá, se surgir alguma dúvida, que deve ser apagada.


- Os NPAs e potenciais NPAs devem ser verificados cuidadosamente. E veja o esforço feito pelo banco para recuperar o valor dos NPAs.


- Veja a regularidade no pagamento de juros, parcelas etc.


- Se o limite ad hoc for fornecido pelo banco, verifique o reembolso do mesmo e adequado funcionamento da conta, pois nenhum limite ad hoc pode ser fornecido para o adiantamento irregular. Limite ad hoc significa fornecer uma quantia a um cliente existente temporariamente quando o limite fixo fornecido pelo banco é insuficiente para gastar. Deve ser reembolsado dentro de 15 a 30 dias. Geralmente, há o limite para fornecer um limite ad hoc que varia de banco para banco.


Geralmente nós temos que olhar através de uma conta de alto saldo e a trilha da transação. Se houver alguma conta não operativa, então faremos um esforço para torná-las operacionais. Temos que ver se o código de juros e as taxas são corretamente alimentados no sistema, qualquer alteração nas taxas de juros são efetivamente inseridas no sistema ou não, etc.


Se o seu ramo de auditoria está autorizado a fazer operações de câmbio, então você tem sorte que você tem que saber sobre forex. No Forex, analisamos a alteração da taxa de câmbio e a avaliação correta em livros. Câmbio disponível com banco, ganhos e perdas em moeda estrangeira. Existem algumas diretrizes do RBI sobre câmbio e temos que ver a adesão das mesmas.


Esta é a parte mais importante e sensível da auditoria concorrente. Na maioria dos bancos há algum vazamento de renda e temos que descobrir isso. Geralmente o vazamento de renda surge devido às seguintes razões e nós temos que olhar isso:


- Subcota de taxa de processamento, taxa inicial e outras cobranças pelo banco durante o desembolso de empréstimos.


- Alimentação errada das taxas de juros no sistema.


- Cálculo errado do lucro na transação forex etc.


Para superar esses tipos de perda de receita do banco, nós, como auditor, passamos pelo cálculo e genuinidade dos diferentes encargos. Embora os bancos estejam trabalhando em softwares altamente inteligentes, mas devido a erros humanos, surgem esses tipos de vazamentos e temos que minimizá-los. Tanto a ICAI quanto o Banco fornecem o manual para auditoria de receita, se passarmos por isso com muito cuidado, então poderemos entender o vazamento de forma mais eficaz. Temos que gerar vários relatórios MIS do sistema e analisá-los. Se o banco sub-remunerar as taxas, ele perderá sua receita & amp; o desempenho do banco parece muito fraco, devido a essa razão, sua participação no mercado cai. Por outro lado, se o banco sobrecarrega essas coisas, então o desempenho falso do banco é mostrado e o cliente pode estar enganado devido a isso. É o dever prima do auditor de sapatar o desempenho verdadeiro e justo dos clientes.


7. Housekeeping e computador:


Como auditor concorrente, temos que verificar a manutenção geral do serviço de limpeza da filial. Se a filial está localizada em área segura ou não, quais cofres de segurança são adotados pelo banco, segurança dos armários, computador, seu software e sua segurança, etc.


Também é um trabalho importante do banco fornecer facilidades de remessa aos seus clientes. Nós, como auditor, devemos verificar o rastro de remessa. Se a remessa feita no país estrangeiro, em seguida, a adesão do Foreign Exchange Management Act, 1999, as orientações RBI etc são feitas ou não.


Existem outros tantos campos de bancos. E, tanto quanto possível, temos que cobrir todas as áreas, porque pode haver áreas propensas a fraudes. Temos que ver o processo de compensação de cheques, as contas de cobrança e outras contas devem ser verificadas corretamente.


Espero que este artigo certamente ajude vocês a fazerem auditorias simultâneas.


(Sou muito grato ao meu principal CA Rajendra Mittal e aos meus colegas pelo apoio)


Auditoria Concorrente da Lista de Bancos.


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Para realizar a atribuição de auditoria concorrente com sucesso, é necessário que o auditor se familiarize com o seguinte:


Conformidade das Diretrizes do RBI relativas ao Sistema de Auditoria Concorrente nos Bancos Comerciais Envio do Relatório de Auditoria do Formulário Longo (LFAR) pelos Auditores Simultâneos Concorrentes para apresentar relatórios de revisão do NPA (Modelo do Relatório de Revisão) Escopo da Auditoria Práticas Bancárias Existentes e Diretrizes para Execução de Auditoria Bancária da Auditoria Qualidade do relatório Envio atempado do relatório de auditoria.


Últimos livros sobre auditoria concorrente de bancos.


Conformidade das Diretrizes do RBI relacionadas à Auditoria Simultânea.


Sistema de Auditoria Concorrente em Bancos Comerciais & # 8211; Revisão das Diretrizes do RBI (RBI / 2015-16 / 133.


DBS. CO. ARS. No. BC. 2 / 08.91.021 / 2015-16 de 16.07.2015)


Diretrizes Revisadas para o Sistema de Auditoria Concorrente em Bancos Comerciais.


(A) Escopo da auditoria concorrente.


Auditoria concorrente é um exame que é contemporâneo da ocorrência de transações ou é realizado o mais próximo possível. Ele tenta encurtar o intervalo entre uma transação e seu exame por uma pessoa independente. Há uma ênfase a favor da verificação substantiva em áreas-chave, em vez da verificação de testes. Essa auditoria é essencialmente um processo de gerenciamento integral para o estabelecimento de funções contábeis internas sólidas e controles efetivos, além de dar o tom para uma auditoria interna vigilante para evitar a incidência de erros graves e manipulações fraudulentas.


Um auditor concorrente não pode julgar as decisões tomadas por um gerente de filial ou por um funcionário autorizado. Isso está além do escopo da auditoria simultânea. No entanto, a auditoria terá necessariamente de verificar se as transações ou decisões estão dentro dos parâmetros de política estabelecidos pela matriz, se não violam as instruções ou prescrições de política do RBI e se estão dentro da autoridade delegada.


Em filiais muito grandes, que têm diferentes divisões lidando com atividades específicas, a auditoria simultânea é um meio para o responsável pela agência garantir que as diferentes divisões funcionem dentro dos parâmetros e procedimentos estabelecidos.


(B) Cobertura de negócios / filiais.


Tendo em conta os desenvolvimentos significativos no sector bancário durante a última década, é necessário que novas áreas de risco possam ser colocadas sob a alçada da auditoria concorrente. Um grande número de atividades / operações está sendo executado de forma centralizada em várias unidades criadas para esse fim e a escala de transações / operações realizadas nessas unidades é grande. Com o objetivo de assegurar que o funcionamento dessas unidades esteja de acordo com as diretrizes internas e regulatórias e mitigando o risco associado às operações de larga escala, tais unidades não filiais podem ser colocadas sob a alçada da auditoria concorrente.


Ao selecionar as filiais para auditoria simultânea, o perfil de risco das filiais precisa ser considerado. As filiais com alto risco devem ser submetidas a auditoria simultânea, independentemente do tamanho do negócio. Além disso, todas as agências especializadas, como Agri, SME, Corporate, Ativos de Varejo, Gerenciamento de Portfólio, Tesouraria, Forex, Back Office, etc., podem ser cobertas pela auditoria concorrente. Certas áreas onde o risco diminuiu devido à informatização, a implementação do sistema bancário central pode ser excluída do âmbito da auditoria concorrente.


A auditoria concorrente nas agências deve cobrir pelo menos 50% dos adiantamentos e 50% dos depósitos de um banco. As seguintes filiais, atividades comerciais / verticais de um banco podem estar sujeitas a auditorias simultâneas:


Ramos classificados como de alto risco ou acima na última Auditoria Interna Baseada em Risco (RBIA) ou deficiências graves encontradas na Auditoria Interna. Todas as filiais especializadas, como Large Corporate, Mid Corporate, filiais excepcionalmente grandes / muito grandes (ELBs / VLBs), SME. Todas as Unidades de Processamento Centralizado, como Unidades de Processamento de Empréstimo (LPUs), agências de atendimento, divisões centralizadas de abertura de contas, etc. Quaisquer atividades especializadas, como gerenciamento de patrimônio, serviços de gerenciamento de portfólios, Divisão de Produtos de Cartões, etc. Tesouraria / sucursais que lidam com negócios em divisas, banca de investimento, etc. e filiais maiores no exterior. Departamentos Críticos da Sede. Quaisquer outras filiais ou departamentos onde, na opinião do banco, a auditoria concorrente é desejável.


(C) Tipos de atividades a serem cobertas.


(1) O papel principal da auditoria concorrente é complementar os esforços do banco na realização de verificação interna simultânea das transações e outras verificações e cumprimento dos procedimentos estabelecidos.


(2) O escopo da auditoria concorrente deve ser amplo o suficiente / focado para cobrir certas fraudes & # 8211; áreas propensas, como movimentação de dinheiro, depósitos, adiantamentos, negócios de câmbio, itens fora do balanço, negócios com cartões de crédito, serviços bancários pela Internet, etc.


(3) O escopo detalhado da auditoria concorrente deve ser clara e uniformemente determinado para o banco como um todo pelo Departamento de Auditoria e Inspeção do banco, em consulta com o Comitê de Auditoria do Conselho de Diretores do Banco ( ACB).


(4) Ao determinar o escopo, deve-se dar importância à verificação de transações de alto risco com grandes implicações financeiras, por oposição a transações envolvendo pequenos montantes.


(5) Embora o escopo detalhado da auditoria concorrente possa ser determinado e aprovado pela ACB, certos itens mínimos de cobertura são fornecidos no Anexo II. Além do acima, os itens nos quais o RBI especificamente aconselhou os bancos a serem cobertos pela auditoria concorrente, também podem fazer parte da lista de verificação do auditor concorrente.


(D) Nomeação de Auditores e Prestação de Contas.


(i) A opção de considerar se a auditoria concorrente deve ser feita pelo próprio pessoal do banco ou por auditores externos (o que pode incluir pessoal reformado do seu próprio banco) é deixada ao critério de cada banco.


(ii) No caso de o banco contratar seus próprios funcionários, eles devem ser experientes, bem treinados e suficientemente sênior. O pessoal envolvido na auditoria concorrente deve ser independente da Filial, onde a auditoria concorrente é realizada.


(iii) A nomeação de uma firma de auditoria externa pode ser inicialmente de um ano e estendida por até três anos, após os quais um auditor pode ser transferido para outra filial, com desempenho satisfatório.


(iv) Se firmas externas são indicadas e quaisquer atos sérios de omissão ou comissão são notados em seu trabalho, suas nomeações podem ser canceladas e o fato pode ser relatado à RBI & amp; ICAI.


(E) Instalações para Auditoria Concorrente efetiva.


Foi representado que a auditoria concorrente não é frequentemente eficaz porque não estão disponíveis instalações adequadas em termos de espaço, disponibilidade de registos, etc. Para melhorar a eficácia da auditoria concorrente, sugere-se que & # 8211;


(i) os bancos organizam um processo de familiarização inicial e periódico, tanto para o próprio pessoal do banco quando lhe é confiada a auditoria concorrente, como para os auditores externos designados para o efeito.


(ii) todas as orientações internas / circulares / referências importantes relevantes, bem como as circulares relevantes emitidas pelo RBI / SEBI e outros órgãos reguladores devem ser disponibilizadas aos auditores concorrentes numa base contínua.


(iii) quando o espaço adequado não estiver disponível, os auditores concorrentes podem iniciar o trabalho imediatamente após o fechamento do horário bancário.


(F) Remuneração.


Os termos de nomeação das firmas externas dos Revisores Oficiais de Contas para a auditoria concorrente e a sua remuneração podem ser fixados pelos bancos à sua discrição. Diretrizes amplas devem ser enquadradas pela ACB para esse propósito. Pacotes adequados devem ser fixados pela gerência de cada banco em consulta com seu ACB, tendo em vista vários fatores como cobertura de áreas, qualidade do trabalho esperado, número de pessoas necessárias para o trabalho, número de horas a serem gastas em o trabalho, etc.


(G) Sistemas de Relatórios.


(i) O banco pode conceber um sistema de relatórios e periodicidade de vários itens da lista de verificação, conforme sua sensibilidade.


(ii) Pequenas irregularidades apontadas pelos auditores concorrentes devem ser retificadas no local. Graves irregularidades devem ser imediatamente comunicadas aos Escritórios de Controlo / Escritórios da Sede para acção imediata.


(iii) Deve haver relato por zona / área dos achados da auditoria concorrente ao ACB e uma avaliação / relatório anual do sistema de auditoria deve ser feita antes do ACB.


(iv) Sempre que transações fraudulentas forem detectadas, elas devem ser imediatamente informadas à Inspeção & amp; Departamento de Auditoria (Sede) como também ao Diretor de Vigilância, bem como aos Gerentes de Filial em questão (a menos que o gerente da filial esteja envolvido).


(v) Deve haver um relato adequado dos resultados dos auditores concorrentes. Para este propósito, cada banco deve preparar um formato estruturado. As principais deficiências / aberrações observadas durante a auditoria devem ser destacadas em uma nota especial e dadas imediatamente aos escritórios de controle da agência do banco. Uma revisão trimestral que contenha características importantes trazidas durante auditorias simultâneas deve ser feita antes do ACB.


(vi) A ação de acompanhamento dos relatórios de auditoria concomitantes deve receber alta prioridade pelo Departamento de Controle / Inspeção e Auditoria e retificação dos recursos realizados sem perda de tempo.


(vii) Os bancos são aconselhados a:


(1) revisar a seleção de auditores.


(2) iniciar e operar um sistema para avaliação do desempenho de auditores concorrentes.


(3) assegurar que o trabalho dos auditores concorrentes esteja devidamente documentado.


(4) ser responsável pelo acompanhamento dos relatórios de auditoria e da apresentação da revisão trimestral ao ACB.


Programa Mínimo de Auditoria para Sistema de Auditoria Concorrente em Bancos Comerciais.


Uma transação em dinheiro - Verificar.


(i) Surpreenda a verificação física do dinheiro na agência e no caixa eletrônico, juntamente com a guarda e custódia.


(ii) Transações diárias em dinheiro, particularmente quaisquer recibos anormais & amp; pagamentos.


(iii) Surpreenda a verificação de dinheiro por um diretor que não seja o custodiante conjunto.


(iv) contabilidade adequada e disponibilidade de cobertura de seguro para remessas de dinheiro para dentro e para fora.


(v) Contabilização das transações cambiais e atrasos / omissões no reporte ao RBI.


(vi) Relatório de Moeda Falsa.


(vii) Todas as transações em dinheiro de Rs. 10 lakh e acima relatado no CTR.


(viii) Que toda transação em dinheiro de Rs. 50.000 e acima invariavelmente indicam Pan No. / Formulário 60.


B Operações de compensação - Verificar.


(i) Reconciliação com a conta do banco na Câmara de Compensação e revisão de lançamentos antigos pendentes para reconciliação.


(ii) Desenhos permitidos contra instrumentos não apurados & # 8211; sanção pela autoridade de controlo.


C Remessas / Contas por Coleta - Verificar.


(i) Remessa de fundos através de DDs / TTs / MTs / TC / NEFT / RTGS, qualquer outro modo em dinheiro que exceda o limite prescrito.


(ii) Os documentos de propriedade (recibos de caminhões, recibos ferroviários, etc.) obtidos em favor do banco e dos transportadores em questão constam da lista aprovada pela IBA.


(iii) Saldo pendente em DP e outras contas de trânsito pendentes de pagamento além do prazo prescrito.


Depósitos D - Verificar.


(i) Aderência às diretrizes KYC / AML na abertura de novas contas e monitoramento de transações em tais contas.


(ii) Depósitos de longo prazo recebidos e reembolsados, incluindo a verificação do pagamento do depósito a prazo em dinheiro além do limite permitido.


(iii) Contas abertas e fechadas num curto espaço de tempo, ou seja, contas com mortalidade rápida.


(iv) Ativação e operações em contas inoperantes.


(v) transações com valor datado.


(vi) Liquidação de créditos de clientes falecidos e pagamento de TDRs contra recibos perdidos e obtenção de indenizações, etc. Para verificar o renascimento de contas e contas inativas com atividades mínimas.


(vii) Exame de múltiplos créditos para contas únicas.


Operações de Tesouraria - Verificar.


(i) Se a filial agiu dentro de instruções HO para compra e venda de valores mobiliários.


(ii) Confirmação periódica de contratos de derivativos com contrapartes.


(iii) Aderência às diretrizes regulatórias com relação aos negócios de Tesouraria / negócios estruturados.


(iv) Controles sobre modificação / cancelamento / cancelamento de ofertas, onde aplicável.


(v) Cancelamento de contratos a termo e repasse / recuperação de ganho / perda cambial.


(vi) Lacunas e OPL mantidos em diferentes moedas em relação ao limite prescrito para o mesmo.


(vii) A conciliação dos saldos das contas Nostro e Vostro em contas Nostro em diferentes moedas estrangeiras está dentro dos limites prescritos pelo banco.


(viii) Recolha de documentos subjacentes para Derivative & amp; Contratos a termo. Atrasos, se houver.


(ix) Ocorrências de reserva e cancelamento de contratos a termo com a mesma contraparte em um intervalo de alguns dias ou alguns dias.


(x) Amostra verificar algumas das ofertas e comentar sobre a exatidão do cálculo.


(xi) Verificação do dinheiro da aplicação, reconciliação da conta da SGL, conformidade com as normas da RBI.


(xii) Verificação da custódia de BR Forms & amp; não utilizados sua utilização em termos da Circular Mestra sobre Normas Prudenciais de Classificação, Avaliação e Operações de Carteiras de Investimento por bancos.


(xiii) Assegurar que as operações de tesouraria do banco foram conduzidas de acordo com as instruções emitidas pelo RBI de tempos em tempos.


Empréstimos F & amp; Avanços-Verificar.


(i) Reportar contas / cheques adquiridos, se na natureza das contas de alojamento.


(ii) Acompanhamento adequado das contas vencidas compradas / descontadas / negociadas.


iii) Os novos empréstimos e adiantamentos (incluindo adiantamentos de pessoal) foram sancionados de forma adequada e em conformidade com a autoridade delegada.


(iv) Relato de casos de poderes excedentes delegados ao controle / sede pela filial e que foram confirmados ou ratificados pela autoridade competente.


(v) Valores mobiliários e documentos foram recebidos conforme aplicável a um determinado empréstimo.


(vi) Os valores mobiliários foram devidamente cobrados / registrados e avaliados por pessoa competente. Se o mesmo foi inserido no sistema do banco.


(vii) Todas as condições de sanção foram cumpridas.


(viii) Dados mestres relativos a limites, taxa de juros, EMI, detalhes do período de moratória foram corretamente inseridos e atualizados / modificados no sistema.


(ix) Entradas com valor datado em contas antecipadas.


(x) Supervisão pós-desembolso e acompanhamento adequado, tais como recebimento atempado das demonstrações contábeis e das dívidas contábeis, dados QIS, análise dos dados financeiros apresentados pelo mutuário, verificação de títulos por terceiros, renovação de limites, seguro, etc.


(xi) Se existe alguma utilização indevida dos empréstimos e se existem casos indicativos de desvio de fundos.


(xii) Conformidade das normas prudenciais sobre reconhecimento de receita, classificação de ativos e provisionamento de adiantamentos.


(xiii) se a atualização mensal do poder de atração no sistema de computador com base em demonstrações de ações / dívida do livro / outros dados financeiros recebidos dos mutuários.


(xiv) A recuperação em casos de acordo está de acordo com os termos e condições do acordo de compromisso.


(xv) Para verificar a revisão e renovação de empréstimos.


G LC / BG - Verificar.


(i) LC / BG emitido / emendado de acordo com o formato aprovado / modelo de garantia prescrito e cláusula de limitação padrão incorporada. Se indenização de contador obtida como prescrito.


(ii) Qualquer desvio dos termos da sanção em relação à margem, segurança, finalidade, período, beneficiário, cobrança de taxas, comissão / taxa, etc.


(iii) se o pagamento é feito para o débito da conta do partido na data de vencimento, sem criar suspense a descoberto / débito, em caso de garantia de pagamento diferido.


H Operações de câmbio - Verificar.


(i) Recuperação de cobranças de acordo com as Diretrizes do HO.


(ii) Crédito de embalagem liberado, seja apoiado por LC ou ordem de exportação confirmada.


(iii) Disponibilidade da cobertura do ECGC e cumprimento dos termos do ECGC.


(iv) Apresentação de declarações estatutárias sobre transações de exportação / importação, como declarações BEF, XOS, baixa de contas de exportação, etc. Acompanhamento de faturas de exportação pendentes e cópia do controle de câmbio da nota de entrada.


(v) Irregularidades na abertura de novas contas e operação em NRO, FCNR, NRE, EEFC, etc., e lançamentos de débitos / créditos permitidos de acordo com as regras.


(vi) Se as operações em contas FCRA são permitidas pelas diretrizes MHA e FCRA.


(vii) Reserva, utilização, prorrogação e cancelamento de contratos a termo.


Eu Uso de Casa - Verificar.


(i) Os relatórios de transação excepcionais são gerados e verificados pelo pessoal da filial, conforme prescrito.


(ii) Revisão de todos os cabeçalhos de balanço e lançamentos pendentes em contas, por exemplo, contas suspensas, diversas e interbancárias. Revisão do acompanhamento de entradas pendentes de reversão.


(iii) Análise minuciosa dos vales diários com maior ênfase na transação de alto valor, incluindo despesas de alto valor e entradas de débito na conta Suspense.


(iv) Débitos em contas em que as assinaturas estão pendentes para digitalização.


(v) Se os registros relacionados a KYC / comprovantes e outras áreas críticas são enviados para locais específicos como centro de arquivamento, sala de registro de acordo com a periodicidade estipulada.


(vi) Aderência às diretrizes KYC / AML na abertura de novas contas e subsequentes modificações de registros e monitoramento da transação.


J Verificação de Merchant Banking Business-Verify.


(i) Se as instruções dadas pelo ramo de controle são adequadamente seguidas quando o ramo atua como um ramo de coleta para o negócio de emissão.


(ii) Se a posição de coleta diária é aconselhada à filial controladora.


(iii) se a recuperação da comissão / honorários e despesas fora do bolso, conforme acordado com as respectivas empresas e se a autoridade competente tenha devidamente autorizado qualquer renúncia ou redução de tais encargos.


(iv) Se as medidas de vigilância preventiva prescritas são observadas pelo ramo.


(v) Quando o trabalho de entrada de dados ou de processamento de dados é confiado a agências externas, a autoridade competente os aprova devidamente e a indenização estipulada prescrita foi obtida de tais agências.


(vi) Se as garantias de juros de dividendos / contas de pagamento de reembolso das empresas são financiadas antes do despacho dos mandados relativos pelas empresas e não há uso indevido da instalação.


(vii) Se os pedidos de reembolso de quantias de warrants pagos recebidos das agências pagadoras são processados ​​e debitados prontamente à conta da empresa em questão.


(viii) Se foi criado um encargo sobre a segurança, onde a atividade de fiduciário de debêntures é realizada pelo banco.


K Verificação do Cartão de Crédito / Débito - Verificar.


(i) O requerimento para a emissão do cartão de crédito foi devidamente examinado e o registro de emissão do mesmo foi mantido.


(ii) Se descobertos / débitos decorrentes do uso de cartões de crédito são prontamente recuperados e informados às autoridades superiores.


(iii) Se os cartões de crédito não entregues são mantidos adequadamente como itens de segurança e acompanhados pelo departamento de cartão de crédito para obter mais instruções.


(iv) Verificação física de cartões ATM, cartões de débito, cartões de crédito, senhas e PINS, controle sobre o assunto & amp; entrega, guarda e custódia em todos os locais. Relate a perda de tais itens.


L Outros - Verifique.


(i) Conformidade das disposições relativas ao Imposto deduzido na fonte, imposto sobre serviços, imposto sobre o comércio, outras taxas e impostos.


(ii) Verificação física do inventário, controle sobre a emissão de estoque, guarda e custódia de formulários de segurança. Relate qualquer perda de tais itens.


(iii) Verificação física de outros itens entregáveis, controle sobre emissão, guarda e custódia.


(iv) Physical verification of Gold coins, control over issue, safe keeping and custody. Checking of Gold sale transactions.


(v) Custody and movement of branch keys.


(vi) Locker keys and locker operations-linking of FDR as security for locker/operation of locker/inoperative lockers/ nomination/other issues.


(vii) Safe custody of branch documents like death claim cases, issuance of duplicate DD/PO/FDR, checking of indemnities, etc. and verification of documents executed during the period under audit.


(viii) Reporting of frauds.


Submission of Long Form Audit Report (LFAR) by Concurrent Auditors.


As per RBI/2014-15/626 DBS. CO. ARS. BC.8/08.91.001/2014-15 dated June 4, 2015.


In terms of enclosure 1 of RBI circular DBS. CO. PP. BC.11/11.01.005/2001-2002 dated April 17, 2002 all the banks were advised, inter alia, as under:


LFAR in respect of branch should be addressed by the branch auditors to the Chairman of the bank, concerned with a copy thereof to the Central Statutory Auditors.


2. The above matter has been examined in light of Para B (1) (ii) of Guidelines for Appointment of Statutory Auditors in Public Sector Banks hosted on RBI web site (at link rbi. in/scripts/bs_viewcontent. aspx? Id=946#AN2) which is reproduced below:


In respect of branches below the cut-off point, which are subject to concurrent audit by chartered accountants, henceforth, LFARs and other certifications done earlier by SBAs will now be submitted by the concurrent auditors and such branches may not generally be subject to statutory audit.


3. You are advised that henceforth Concurrent Auditors, who are chartered accountants, of branches below the cut-off point will submit LFAR only to the Chairman of the bank. The banks in turn will consolidate/compile all such LFARs submitted by the Concurrent Auditors and submit to Statutory Central Auditor as an internal document of the bank.


Concurrent Auditors to submit NPA review reports (Specimen of the Review Report)


As per RBI/2015-16/186- DBS. ARS. No. BC. 5/08.91.001/2015-16 Dated September 23, 2015.


Half yearly/Quarterly Review of Accounts of Public Sector Banks.


Please refer to our circulars DBS. ARS. No. BC.13/08.91.001/2000-01 dated May 17, 2001, DBS. ARS. No. BC. 4/08.91.001/2001-02 dated October 25, 2001 and DBS. ARS. No. BC.17/08.91.001/2002-03 dated June 5, 2003 on conduct of Half yearly/Quarterly Review of Accounts of Public Sector Banks.


2. It is clarified that Concurrent Auditors shall henceforth submit their NPA review reports to the banks and not to Statutory Central Auditors (SCAs) undertaking the half yearly/quarterly review. Concurrent Auditors will therefore give their opinion on NPA figures to the banks and not to the SCAs, who for audit purpose will treat the branches covered by Concurrent Auditors as unaudited branches [para I (ii) of Annexure III of circular dated May 17, 2001].


3. SCAs, as in the past, will continue to review top 20 branches for half yearly/quarterly reviews and take into account review reports of overseas branches of public sector banks audited by the respective statutory auditor. SCAs will necessarily cover advances adversely commented upon in the latest inspection report of RBI, special audit/special scrutiny, if any carried out by the bank, RBI or any other agency, so that all problem accounts are taken care of during half yearly/quarterly review.


4. The balance portion of stipulated 50% of advances and NPAs, to be covered for half yearly/quarterly review, will be reviewed by SCAs through Core Banking System of the banks and management inputs viz. internal inspection reports, review reports by concurrent auditors etc. made available to them by banks. Consequently, the format for “Specimen of the Review Report” to be submitted by SCAs is revised and enclosed as Annex II.


5. The other instructions, as amended from time to time, shall remain unchanged.


Specimen of the Review Report.


REVIEW REPORT TO.


We have reviewed the accompanying financial results of ABC bank for the period ended September 30 xxxx. These financial results are the responsibility of the Bank’s management and have been taken on record by the Board of Directors.


The financial results incorporate the relevant returns of___ (number) branches reviewed by us, ____ (number) foreign branches reviewed by other auditors specially appointed for this purpose and unreviewed returns in respect of ___ (number) branches. In the conduct of our review, we have taken note of the review reports in respect of non-performing assets submitted by the concurrent auditors of ___ branches to the bank management, inspection teams of the bank of _____ branches and other firms of auditors of _____ branches specifically appointed for this purpose. These review reports cover _____ per cent of the advances portfolio of the bank.


A review of Financial Results consists principally of applying analytical procedures to financial data and making enquiries of persons responsible for financial and accounting matters. It is substantially less in scope than an audit conducted in accordance with the generally accepted auditing standards, the objective of which is the expression of an opinion regarding the financial statements taken as a whole. Accordingly, we do not express an audit opinion.


Based on our review as aforesaid, nothing has come to our attention that causes us to believe that the accompanying statement of unaudited financial results prepared in accordance with accounting standards and the relevant prudential norms issued by the Reserve Bank of India in respect of income recognition, asset classification, provisioning and other related matters, (has not disclosed the information required to be disclosed in terms of clause 41 of the Listing Agreement including the manner in which it is to be disclosed or that it)* contains any material misstatements.


Signature (Name of the Partner)


Partner Chartered Accountants.


* Reference to this sentence be made only in case of banking companies required to make disclosures as per clause 41 of the Listing Agreement.


How to Do Concurrent Audit?


The word concurrent itself defines its meaning, concurrent means happening at the time. Concurrent Audit means doing the examination of the financial transactions at the time of happening or parallel with the transaction.


Most of the new articles who have been assigned to do the concurrent audit become terrified when they have to go to bank alone, questions like what is this. Como fazer isso? New and horrible banking software? Etc. arises. It is normal to be nervous at the first time but later on everything starts running smoothly. In my case such things had happened even I was out of station alone. So instead of getting lost what to do, we just can learn the things from there. If we do the concurrent audit of banks very precisely then we can learn a lot of banking core knowledge, new banking software, RBI norms and many more. So for the aid of new articles doing concurrent audit I am going to write this article so that they can make intellectual profit from this.


To conduct the concurrent audit of banks we should generally look forward following things:


Every morning we shall have to check the cash balance of Cash Book of Bank in which all details regarding cash balances are written on daily basis and manager and cashier do the authorization. Once in the month we have to do physical verification of cash in hand with bank and ATM (if any) surprisingly and if any discrepancy found shall be reported in the report.


This is the most sensitive and crucial part of the concurrent audit. KYC stands for “Know Your Customer”, a term used for customer identification process. It involves making reasonable efforts to determine true identity of the beneficiary of account, source of Fund, nature of customer’s business etc, which in turn helps bank to manage their risk prudently. The major things we observe in KYC checking are identity proof and address proof. We should be sure that whether AOF (Account Opening Form) is properly filled or not. The introducer who introduces the new customer to the bank should have maintained his/her account for at least 6 months without falling under inoperative account. In AOF there is clearly mentioned the required documents in order to open the account in bank. Recently RBI has fined some of the nationalized banks and other big banks for non-adherence of KYC norms and hence as a concurrent auditor we should ensure the KYC adherence of the customers and any irregularities should be reported duly in the report. We should also discuss the major irregularities with branch officials and look forward for the solution.


The most sensitive part of banking operation s Loans and Advances and their compliances. To check newly sanctioned loans and advances we’ve to ask the Loan Manager of Bank for Document Register and they’ll provide us that. Document register is nothing just a register maintained by bank for their advances, in which they usually write name of the party, details of sanction made, papers submitted by party to bank etc. and is verified by both credit manager and Manager of the Branch. Following are the crucial points to verify any advances:


Fulfillment of KYC norms and proper fling of AOF. Whether CIBIL (Central Information Bureau of India Ltd.) report is good or not. Higher points in CIBIL report show the higher credibility of that party. Proper documents in order to sanction the loan are submitted by the party or not like Project Report, past few years’ statement of affairs and projected statement of affairs if the project is new then full proof projection and duly authorized by a Chartered Accountant or an expert on respective fields. If the loan is personal loan then purpose of loan should be mentioned, for vehicle loan RC i. e. Joint registration with transport department is required within one month from the date of purchase of vehicle further the copy of original invoice is also required. Details of primary and collateral security mortgaged with bank. Creation of charge with ROC. The form should be signed by at least one guarantor. For CC (Cash Credit) account party shall have to submit stock statement within 7 days from the end of respective month. And we should have to check the DP (Drawing Power) calculation. See the Insurance register in order to verify the expiry of insurance of stock and securities mortgaged with bank. We’ve to check the account statement of the party and see the transaction there if any doubt arise then that should be cleared. NPAs and potential NPAs are to be checked carefully. And see the effort made by bank to recover the amount from NPAs See the regularity in payment of interest, installments etc. If Ad hoc limit is provided by bank then check the repayment of same and proper functioning of account because no ad hoc limit can be provided to irregular advance. Ad hoc limit means providing some amount to an existing customer temporarily when the fixed limit provided by bank is insufficient for spending. It should be repaid within 15 to 30 days. Usually there is the limit in providing ad hoc limit which varies over bank to bank.


Generally we have to look through some high balance account and the trail of transaction. If there is any non-operative account then we’ve to make effort to make them operative. We have to see whether interest code and rates are correctly fed in to the system, any change in interest rates are effectively fed into the system or not etc.


If your auditing branch is authorized to do foreign exchange transactions then you are lucky that you got to know about forex. In forex, we look through the exchange rate change and their correct valuation in books. Available foreign exchange with bank, profit and loss in foreign exchange. There are some RBI guidelines regarding foreign exchange and we have to see the adherence of same.


This is the most important and sensitive part of concurrent audit. In most of the banks there are some income leakage and we have to find out that. Generally income leakage arises due to following reasons and we have to look that:


Undercharge of processing fee, upfront fee and other charges by the bank during disbursement of loans. Wrong feeding of interest rates in the system. Wrong calculation of profit in forex transaction etc.


To overcome these types of revenue loss of bank we as an auditor go through the calculation and genuineness of the different charges. Though banks are working on highly intelligent software but due to human errors such kinds of leakage arise and we have to minimize those. Both the ICAI and Bank provides the manual for revenue audit, if we go through that very carefully then we can understand the leakage more effectively. We have to generate various MIS reports from the system and analyze them. If bank undercharges the fees then it lost its income & the performance of the bank looks very weak due to this reason its share on the market falls down. On the other hand, if bank does overcharge of such things then the false performance of bank is shown and customer may be misguided due to this. It is the prima facial duty of auditor to shoe the true and fair performance of the clients.


As a concurrent auditor we have to check overall housekeeping maintenance of the branch. Whether the branch is located in safe area or not, what safety vaults are adopted by the bank, safety of lockers, computer, its software and its security etc.


It is also an important job of bank to provide remittance facility to their customer. We as an auditor should check the trail of remittance. If the remittance made in foreign country then adherence of Foreign Exchange Management Act, 1999, RBI guidelines etc are done or not.


There are other so many fields of banks. And as far as possible we have to cover all the areas, because there may be fraud prone areas. We have to see the clearing process of cheque, Bills for collection and other bills should be checked properly.


Hope this article will certainly help you guys going for concurrent audit.


(Submitted by Umesh Rijal a CA student from Nepal currently residing in Laxminagagr New Delhi)


Empanelment of Concurrent Auditors with Syndicate Bank.


Empanelment of Concurrent Auditors with Syndicate Bank for 2018-19 – Apply Online (From 01.11.2017 to 25.11.2017)


Selection of Concurrent Auditors for 2018-19.


Information for applicants.


(Please read the following information before submitting the application)


The following basic criteria shall be satisfied by the Applicant/ Firm for submitting application for conduct of Concurrent Audit assignments: –


Eu. The Applicant/ Firm shall be preferably a practicing partnership firm of Chartered Accountants (in case, if partnership firms are not available, currently practicing proprietary concerns may also be appointed on case to case basis at the discretion of the Bank).


ii. The Applicant/ Firm should have been registered with the ICAI for practice as well as, with RBI.


iii. Audit firms engaged by the Bank for Audit work shall have qualified Information System Auditor (CISA/ DISA) with necessary exposure to Systems Audit since all branches/ offices are fully computerized and IS Audit should form an integral part of RBIA. Weight age shall be given to the firms where the partners themselves were ex-bankers or the firm has got tie-up with ex-bankers with requisite experience and exposure.


iv. Weight age shall be given to a firm having exposure in conducting Concurrent Audit of the Bank branches of Public Sector/ Major Private Sector Banks.


v. The partnership/ Audit firm should not have been disqualified by any Bank/ IBA/ RBI/ ICAI while taking-up audit work on earlier occasions.


vi. The Applicant/ Firm should not be in the defaulters’ list of the Bank.


vii. The partnership/ Audit firm engaged by bank for audit work of Forex Branches/ Offices should have partners qualified in “Certificate Course on Forex and Treasury Management” by ICAI with necessary exposure to Forex/ FEMA audit.


viii. Ideally the partner/ proprietor should get the Concurrent Audit conducted under their direct supervision on daily basis. It is desirable that the proprietor/ partner/ CA employee of the firm, who will attend the proposed Concurrent Audit Assignment, has passed the certificate course on concurrent audit of the banks, conducted by the ICAI .


ix. The partnership/ audit firm should preferably be situated locally. Besides Chartered Accountants, the partnership/ audit firm should have other qualified and experienced staff, infrastructure and office within an approachable distance from the location of the Auditee Branch/ Office to be audited.


x. Firms with common partners should not submit application separately. Such Firms should submit application on behalf of only one Firm.


xi. It shall be ensured that the Audit firm or any sister/ associate concern/ network firm is not empaneled as Statutory Auditors of the Bank.


xii. Wherever any of the partner of the Firm is related to any staff or director of the bank such relationship shall be specially mentioned in the application.


xiii. If any of the directors of our Bank is a director/ partner in a partnership/ Audit firm, such firm shall not be considered for appointment as Concurrent Auditor.


xiv. A declaration shall be furnished by the firm that credit facilities availed by the firm or partners or firms in which they are partners or directors including any facility availed by a third party for which the firm or its partners are guarantor/s have not turned or are existing as non-performing assets as per the prudential norms of RBI. In case the declaration is found incorrect, the assignment would get terminated besides the firm being liable for any action under ICAI/ RBI guidelines.


xv. The Bank reserves the right to amend or modify the eligibility criteria as deemed fit to suit its requirement.


xvi. Due diligence: The applications received by HO: Inspection Department/ Zonal Inspection Centers (ZICs), will be scrutinized and Due Diligence exercise of the Applicants/ Firms, will be undertaken.


During due diligence exercise, the following documents shall be submitted:


a) System generated Application form, duly signed by the Applicant/ Firm.


b) Self-certified copies of the CA Certificate of the partners.


c) Self-Certified copies of the CISA/ DISA certificates.


d) Self-Certified copies of the “Course on Concurrent Audit of Banks” Conducted by ICAI.


e) Copy of registration certificate of the firm.


f) Copies of the Experience in the conduct of Audit work.


3) Nature of work to be carried out by Concurrent Auditors.


Concurrent audit is an examination which is contemporaneous with the occurrence of transactions or is carried out as near there to, as possible at the branches and other entities. It attempts to shorten the interval between a transaction and its examination by an independent person. There is an emphasis in favour of substantive checking in key areas rather than test checking. This audit is essentially a management process integral to the establishment of sound internal accounting functions and effective controls and setting the tone for a vigilant internal audit to preclude the incidence of serious errors and fraudulent manipulations.


A Concurrent Auditor may not sit on judgment of the decisions taken by a Branch Manager or an authorized official. This is beyond the scope of the Concurrent Audit. However, the audit will necessarily have to see whether the transactions or decisions are within the policy parameters laid down by the Head Office/ Corporate Office, they do not violate the instructions or policy prescriptions of the RBI, and they are within the delegated authority.


In Very Large Branches which have different divisions dealing with specific activities, Concurrent Audit is a means to the in charge of the Branch to ensure on an ongoing basis that the different divisions function within the laid down parameters and procedures.


In view of the significant developments in the banking sector during the past decade, it is required that new areas posing risk may be brought under the purview of Concurrent Audit. A large number of activities/ operations are being carried out in a centralized manner at various units set up for that purpose and the scale of transactions/ operations undertaken at these units is large. With a view to ensure the functioning of these units as per internal as well as regulatory guidelines and to mitigate the risk associated with large scale operations, such non Branch units are also brought under the purview of Concurrent Audit.


The main role of Concurrent Audit is to supplement the efforts of the Bank in carrying out simultaneous internal check of the transactions and other verifications to comply with the procedures laid down.


The scope of Concurrent Audit shall be wide enough/ focused to cover certain fraud prone areas such as handling of cash, deposits, advances, foreign exchange business, off balance sheet items, credit card business, internet banking, etc.


In determining the scope, importance is accorded to checking High Risk transactions having large financial implications as opposed to transactions involving small amounts.


The detailed scope of Concurrent Audit determined and approved by the Bank, also contain certain minimum items of coverage detailed in Annexure II of the RBI Circular DBS:CO:ARS. No. BC.2/ 08.91.021/ 2015-16dated 16.07.2015. In addition to the above, the items where RBI has specifically advised Banks to be covered under Concurrent Audit also form a part of the checklist of the Concurrent Audit.


The Concurrent Auditor shall adhere to the audit coverage strictly as per the scope decided by the Bank from time to time.


The Concurrent Audit fees to be paid to the firms will be based on the size and business of the branch where the audit work is allotted and is not negotiable.


The Bank will short list audit firms based on the criteria devised by the Bank and branches will be allotted audit to the firms that are shortlisted.


Terms and conditions of the audit for selected firms will form part of the appointment/allotment letter and should be accepted before commencing of audit work.


Applicants are not allowed to modify their applications once submitted. However, they are allowed to withdraw their applications any time before the last date. The bank is under no obligation to allot the audit work to any applicant and reserves its right to reject the applications, including incomplete applications without assigning any reason whatsoever. Any canvassing, influencing by audit firms will render the application invalid. The firms that are already empaneled with the bank are required to apply afresh through this process.

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